terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Segurança nos nossos computadores; os Hackers

Como qualquer utilizador de um computador, tem-se como um dos principais objectivos manter um computador seguro e usufruir deste de uma forma despreocupada, principalmente com o elevado acesso à internet e na utilidade que se dá a esta.
E uma das principais preocupações enquanto utilizamos a Internet, é a existência de Hackers, e o que são Hackers?

Definição de Hacker:

Um hacker é alguém que tem alto conhecimento sobre computadores, e fácil manuseamento nestes, isto é, significa que ele domina facilmente os sistemas computacionais, como Windows ou Linux. Assim como também sabe diversas linguagens de programação,como html,asp,javascripsts,php etc.
São conhecidos como os piratas da Internet, pois conseguem entrar em computadores que estão facilmente desprotegidos e roubar informação pessoal, dos próprios documentos, assim como deixar a sua marca com vírus ou objectos maliciosos que afectam o sistema computacional, e consequente performance do computador.

Definição de Hacking:
O hacking não é nada mais do que a habilidade que alguém (o considerado hacker, neste caso), tem na programação de computadores para obter acesso não a autorizado a um arquivo ou a uma rede, se alguém obtiver uma password duma conta de algum entidade poderá roubar equipamento do seu perfil, ou mesmo fazer-se passar pela própria, aproveitando-se da imagem dessa certa entidade.

Os programas que lhes são úteis:
Os Trojans, são os programas maliciosos favoritos dos hackers, pois estes simulam os programas normais e destroem e enviam informações ao seu utilizador, como passwords. A diferença entre eles e os vírus, é que não se reproduzem.

Os Key loggers, são programas muito parecidos com trojans mas normalmente não destroem dados, registam apenas cada tecla utilizada e mandam para o hacker.

Fontes:
http://www.sacrahome.net/v2/node/120
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Keylogger
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacking

Nenhum comentário:

Postar um comentário