domingo, 29 de novembro de 2009

Vírus Informáticos

Já abordamos, neste blogue, as várias ameaças à segurança informática que existem e com as quais lidamos no dia-a-dia, e agora vamos aprofundar um determinado tipo de ameaça, os vírus informáticos.
O vírus informático é talvez o tipo de ameaça mais comum e o mais conhecido, e pode ser definido como um programa desenvolvido com o intuito de infectar um sistema, podendo a partir daí efectuar várias acções como apagar ou danificar ficheiros, modificar outros programas ou afectar o rendimento ou segurança do computador. Os vírus são ameaças que devem ser levadas a sério pois propagam-se rapidamente e podem demorar muito tempo a ser solucionados, podendo durante esse tempo causar danos de grandes proporções.
Os vírus informáticos podem entrar no sistema de diversas maneiras, as mais comuns por acção do próprio utilizador, por transferência, download ou execução de ficheiros anexados em e-mails, ou visitando certas páginas da Internet que utilizam componentes chamados ActiveX ou Java Applet, ou se não tivermos o nosso sistema operativo actualizado, o que poderá simplesmente permitir a entrada de vírus no sistema.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador
http://www.criarweb.com/artigos/703.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário